Manual de instruções para a instalação da aplicação e software de encriptação de email p≡p (Pretty Easy Privacy)


Introdução

A comunicação através de e-mail não é segura; nunca foi! Porém, hoje mais do que nunca, a maioria das empresas de email exploram e leem as nossas comunicações para pagar os serviços que dizem que nos oferecem!

Assim, só há uma forma de nos protegermos destes atentados à nossa segurança e privacidade: a encriptação das nossas comunicações.

Como nem mesmo as SMS são seguras, tal como também acontece com as várias ferramentas disponibilizadas pelas grandes redes sociais, que usam o mesmo esquema de financiamento, ou seja, a apropriação e venda dos nossos dados e meta-dados, eu uso várias aplicações seguras, open source, para falar, ver e trocar mensagens com os meus amigos:

Email:

p≡p

Mensagens de texto:

Briar

Mensagens de texto, chamadas de áudio e de vídeo:

Element

Blabber

Jami

Concentremo-nos na primeira: p≡p

No telemóvel:

O seu funcionamento é bastante simples. Basta instalar a partir da loja de aplicações do teu dispositivo, adicionar uma conta de email, com o teu endereço habitual, e a tua password. Na maioria dos casos ela irá conseguir configurar tudo de modo automático. Terás de dar autorização para a leitura de emails, ficheiros, contactos e fotos... E já está!

Poderás escrever emails de modo absolutamente normal. Os teus contactos irão receber os emails sem notar qualquer diferença. Porém, todos os que também instalarem a aplicação e confirmarem a chave de encriptação contigo, clicando na bolinha amarela, passarão a trocar emails contigo de modo absolutamente seguro.

No PC:

Em primeiro lugar, é necessário instalar um cliente de email como o Thunderbird. É só clicar no link anterior, transferir e instalar. É absolutamente gratuito e não mete o nariz onde não deve! A Google, “simpaticamente”, vai certamente alertar para o facto de não permitir o acesso a aplicações inseguras... Pois, Google, obrigado! Aplicações inseguras?! Terás de ir à tua conta, à área da segurança, dar acesso a aplicações de terceiros, nomeadamente ao Mozilla Thunderbird.

Só para que conste, continua a não existir melhor forma de consultar uma ou várias contas de email e de tirar pleno proveito de todas as suas funcionalidades!

Depois, adicionas a tua conta de email. Basta introduzir o teu nome, o email, a password e ele fará o resto, na maioria dos casos.

Depois, terás de instalar o p≡p. A partir deste momento já poderás enviar emails seguros para os teus contactos que instalarem a aplicação no telemóvel ou o software no PC.

Se instalares o software no telemóvel e no PC, ele irá perceber isso e fazer a sincronização dos emails, de modo a conseguires lê-los nos dois lados!

Podes encontrar toda a informação sobre a Pretty Easy Privacy aqui.

E pronto, agora já sabes como podes continuar a usar o teu email de sempre de modo absolutamente seguro!

Boas comunicações!